sexta-feira, 27 de junho de 2008

TGV + Verdun

Boas pessoas!

Escrevo-vos isto para dar uma racontada da bela viagem que eu e a Sara fizemos ontem (4ª feira dia 25) a Verdun.

Pois bem, Verdun é uma cidade no este de frança (uns 250km de Paris) que é conhecida por se terem lá passado beaucoup de coisas durante a 1ª guerra mundial.

Decidimos ir a Verdun em parte porque há uma gare de TGV lá perto (Gare Meuse TGV, inserida na mais recente linha de AV francesa: LGV Est), e eu, como virtuoso homem de vias, queria dar uma andada a 320km/h na linha mais rápida do mundo.

Apanhámos o TGV às 8 e tal na gare de l'est e exactamente 1 hora mais tarde távamos na gare Meuse TGV. Lindíssimo andar a 320km/h, principalmente para gente bela e de vias como eu!
Chegados lá, tivemos de apanhar um pequeno bus navette até Verdun mesmo (a 25km de distância), porque a gare de TGV é literalmente no meio do campo.

Todo o dia passado em Verdun foi muito bom mesmo, devido principalmente à companhia perfeita! :) Visitámos a citadela (local subterrâneo onde milhares de pessoas davam uma escondida e uma vivida durante a 1ª guerra mundial) e tal... no entanto o tempo esteve um pouco bostinha... digamos que praí 1 hora depois de chegarmos começou a chover e trovejar de uma forma extremamente torrencial. E continuou a chover durante umas belas horas. Mas tranquilo... pas de souci quando a companhia é boa.

Ao fim da tarde lá apanhámos novamente a navette para a gare de TGV, sendo que chegámos à gare uns 20 min antes da hora do TGV. Enquanto esperávamos, tinha sempre a esperança que passasse um TGV a abrir a 320km/h pelas vias centrais (a gare tem 2 vias centrais de paragem, mais 2 laterais de estacionamento) para eu me deliciar ferroviariamente.
E não é que uns minutos antes da hora do nosso TGV passou mesmo um TGV a abrir em direcção a Paris a abrir por ali fora! Loucura total!! É algo brutal ver aquilo a passar a uns 5 metros de nós, e digamos que faz um basqueiro jeitoso! Lindíssimo mesmo! Infelizmente foi tudo tão rápido que não tive tempo para tirar a máquina e filmar... shame shame.


Bom, agora não tenho tempo, mas depois vou ver se ponho fotos deste dia lindíssimo!

Beijos e abraços!!

As fotos agora:
Verdun dos dois lados do rio Meuse, antes da tempestade:


Nós 2 muito lindíssimos abrigados da chuva debaixo de uma das antigas portas de entrada da cidade:


Monumento feito nos anos 20 para celebrar a vitória da 1ª guerra mundial. Tem uns ares muito fachista, atenuado pela fonte ao meio que puseram há uns poucos anos:


Dejeuner:


Gare Meuse TGV, no meio do campo:

2 comentários:

Midnight in Lisbon disse...

Eu gostei da chuva.
E debaixo da Torre não incomodou nada.. (:

Andreia disse...

Adorei o post!!! muito mais criativo e informativo que o meu, que simplesmente não existiu! lol
Ainda bem que se desembaraçaram bem lá por Verdun. Olha tou muito chateada contigo e comigo porque não nos despedimos, depois das confusão toda que foi sexta feira. "A modos que" espero ver-te brevemente para te dar um bom amasso. No bom sentido claro lol. Beijinhos muito grandes e até breve!..
P.S - Por favor nunca mudes o teu estilo de escrita porque isto é o meu tesourinho-(blog)deprimente favorito!